Tecnologia do Blogger.

| Televisão | Riverdale - Season 1


Riverdale é uma série do canal The CW baseada nas personagens da BD Archie Comics, Archie Andrews, Betty Cooper, Jughead Jones e Veronica Lodge, criados por John L. Goldwater e escritos por Vic Bloom. Não conheço a BD. Não tenho qualquer conhecimento sobre as histórias ou conceitos sobre o qual se debruça. Não estou familiarizada com o trabalho do criador e do autor. Até começar a ver Riverdale, nem sequer sabia que algo chamado Archie Comics existia, tal era o meu nível de ignorância. Mas a verdade é que existe e, se a sua existência motivou a criação da série só posso estar grata.
Não há realmente nada de extraordinariamente novo em Riverdale. Não provoca o pensamento profundo ou emotivo como The Handmaids Tale ou a revolta social como 13 Reason Why. Não há nenhum nível de fantasia como Shadowhunter ou sequer algum nível de efeitos especiais ou o roçar de complexidade como em Game of Thrones. Mas, ainda assim, Riverdale, consegue ser uma história altamente viciante que conseguiu captar a minha atenção o suficiente para ver os 13 episódios (ou chapter's, como são catalogados) em apenas dois míseros dias. Mesmo apesar de algumas falhas e inconsistências vi-me incapaz de parar.

Jughead Jones e Betty Cooper
A verdade é que Riverdale reúne o que há de melhor nas chamadas "séries adolescentes". É uma história de amadurecimento, numa cidade pequena aparentemente pacífica mas com um lado negro, após o desaparecimento e assassinato de Jason Blossom, revelando que há segredos que precisam de ser desvendados. Riverdale possui uma boa qualidade e prendeu-me imediatamente com a narração de Jughead Jones - muito à semelhança de Anatomia de Grey. Uma narração por vezes poética e com significados profundos que estabiliza desde o início qual é o verdadeiro tom e qual é a verdadeira voz de Riverdale.
When someone is drowning, you can try to save them, but not if they're gonna drag you down with them.
Uma grande parte das falhas deve-se aos estereótipos criados à volta dos personagens que, felizmente, desaparecerem com o passar dos episódios tornando a série mais consistente no seu conteúdo. Há a típica perfect girl, o hot boy, a bad girl, out of town girl e o weird but hot and smart boy, mas, felizmente cada um deles vive para superar os clichês a que estão sujeitos e  personagens como: Betty Cooper, Archie Andrews, Cherryl Blossom e Jughead Jones desenvolvem uma profundidade emocional surpreendente que torna Riverdale muito mais interessante para o espectador à medida que vê o desenrolar das relações interpessoais com o desenrolar do mistério com destaque para Jughead Jones interpretado por Cole Sprouse.

Veronica Lodge, Artie Andrews e Betty Cooper
Uma surpresa agradável foi a fotografia e as cores usadas que fazem o espectador recuar para uma década anterior - com destaque para o Pop's -, tornando Riverdale intemporal e a utilização de ambientes e de situações fora do adequado para uma audiência adolescente são feitas de forma crua e real, aumentando o suspense e a paranóia porque, apesar das mil e uma storylines, elas parecem fazer sentido. A química entre os personagens também é credível e funciona de uma forma perfeita e equilibrada. Verónica Lodge, interpretada por Camila Mendes foi, talvez, a única desilusão, uma vez que o seu papel no grupo parece apenas ser o de reforçar o título de "womanizer" de Archie Andrews. Mas o que Riverdale realmente atingiu na perfeição foi a forma de manter o espectador cativado para o episódio seguinte.
Riverdale é uma série diversa com personagens carismáticas o suficiente para prender a atenção do espectador até ao fim, pesada e leve em simultâneo. Os mistérios aumentam a cada episódio, desenvolvendo-se à medida que as relações também ganham um maior destaque e para lá das poucas cenas puramente adolescente que fazem o espectador mais paciente revirar os olhos a espectador, Riverdale deixa-nos a ansiar por mais e executa na perfeição ao que se propõe: entreter. 




E vocês? Quem é que já viu? 
Digam nos comentários em baixo!

2 comentários

  1. Acho que estou a precisar de ver uma serie de adolescente, em setembro faço 25 anos aiii!! e acabei de ver hands made tale e quero ver outra serie e claro vim aqui parar, vou ver que tal, beijinhos**

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!