Tecnologia do Blogger.

| Review | P.S: Ainda te Amo de Jenny Han

Ele é o único homem que a fez sentir-se viva.Mas também é aquele que a poderá destruir.Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito atribulada, pelo menos na sua imaginação. Ela jamais imaginou que as cartas que escreveu a despedir-se dos rapazes por quem se apaixonou, mas a quem nunca teve coragem de confessar o seu amor, chegassem às mãos dos seus destinatários. E por causa disso meteu-se numa grande confusão. Para escapar à vergonha, começou um namoro a fingir com o Peter Kavinsky.Lara nunca esperou apaixonar-se a sério pelo Peter. E por isso está mais confusa do que nunca.Agora, ela terá de aprender a estar num relacionamento que, pela primeira vez, não é a fingir. Porém, quando um outro rapaz do seu passado reaparece na sua vida, Lara percebe que também nutre por ele sentimentos mais profundos. Será possível uma rapariga estar apaixonada por dois rapazes ao mesmo tempo?
P.S. Ainda te Amo é o segundo volume da série A Todos os Rapazes que Amei de Jenny Han e segue a vida da protagonista, Lara Jean após os acontecimentos do primeiro livro. Uma - ou mais - sequelas de um contemporâneo não é algo muito comum, sendo mais popular dentro do género de paranormal ou fantasia, no entanto, por vezes estas continuações são necessárias e, embora seja adepta de finais abertos que dão aso à imaginação do leitor, A Todos os Rapazes que Amei não é um desses casos visto que deixou demasiadas pontas soltas.

People come in and out of your life. For a time they are your world; they are everything. And then one day they’re not. There’s no telling how long you will have them near.
Tal como A Todos os Rapazes que Amei a escrita de Jenny Han faz com que seja extremamente fácil entrar na cabeça e estar em sintonia com as emoções de Lara Jean, no entanto, ao contrário do primeiro livro, achei mais difícil aceitar as conclusões/inocência da protagonista. Para além disso, a autora criou situações demasiado previsíveis, o que quebrou o ritmo de leitura. Em A Todos os Rapazes que Amei, a originalidade dada pelo envio das cartas manteve o ritmo e o espírito do livro vivo mas isso perde-se em P.S: Ainda Te Amo. Por outro lado, a personalidade de Lara Jean tão marcante e enraizada em A Todos os Rapazes que Amei perde-se neste segundo volume à medida que a vemos a ser mais e mais influenciada por terceiros. A sua voz deixa de se ouvir no meio de todas as vozes externas.
I know now that I don’t want to love or be loved in half measures. I want it all, and to have it all, you have to risk it all.
Mas, P.S: Ainda Te Amo tem uma falha enorme que não consegui pura e simplesmente ultrapassar. Jenny Han, neste segundo volume, escreve sobre um problema real: o cyberbullying - o uso de tecnologias informáticas para assediar outros, infelizmente, uma prática demasiado comum nos dias de hoje. Mas, a forma como a autora decidiu abordar o assunto e como decidiu pela sua resolução ficaram aquém das minhas expectativas. Jenny Han decidiu não dar traumas/cicatrizes emocionais à protagonista como resultado da exposição da sua intimidade e, pior, decidiu não explorar as consequências de tais actos. A autora roçou apenas a superfície de um iceberg e não fez justiça ao problema que apresentou.
Este segundo volume perde qualidade quando comparado com A Todos os Rapazes que Amei e senti que todas as emoções do primeiro livro desvaneceram ou perderam alguma da sua força com o passar das páginas. Não estou a dizer com isto que detestei a história, pois não seria verdade. P.S: Ainda Te Amo é um bom livro e entreteve o suficiente para que as páginas passassem a voar, no entanto, não faz jus ao primeiro ou aos problemas que apresenta.



E vocês? Quem é que achou o mesmo? Digam nos comentários em baixo!

2 comentários

  1. Olha nao conheco Mas confesso que me sinto intrigada

    Vou procurar por eles!

    Beijinho

    Mimi in the Mirror

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!

      São livros fofinhos ;)

      Beijinhos!

      Excluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!