| Discussão #1 | A Importância de Reler Livros

quinta-feira, 5 de abril de 2018


Para muitas pessoas por esse mundo fora, a ideia de reler um livro parece um desperdício de tempo, visto que há uma quantidade imensa de histórias por conhecer e a ideia de voltar a um mundo e a personagens cujo desfecho já é conhecido parece impensável. Então, porquê reler livros? A minha opinião neste tópico de discussão tem dois pontos completamente diferentes, sendo que um deles diz respeito ao Delirious Beautiful Mind. 

PONTO #1

Ganhas uma nova perspectiva sobre a história.
Posso dizer, sem qualquer sombra para dúvidas, que o livro que mais reli ao longo de todos os anos desde que sou uma leitora assídua foi Harry Potter e a Pedra Filosofal, num total de 19 vezes. E sim, 19 vezes parece um excesso mas, dentro dessas 19 vezes, algumas foram para voltar ao mundo mágico de J.K.Rowling antes da publicação de um dos novos livros. Mas, admito que grande parte dessas "re-leituras" foi por puro prazer e nostalgia e, posso afirmar que, em cada uma dessas vezes, descobri um pormenor novo, algum diálogo que me chamou a atenção para revelações que vão ser feitas - pequenos detalhes que não são visíveis numa primeira e única leitura. É essa a magia de reler livros cujo desfecho já conheces - percebes a linha que leva até à conclusão.
Para além disso, em Portugal, onde o segundo livro de uma trilogia/série demora 3 anos a ser publicado é importante reler o primeiro livro para não ficar à deriva ou perdido na linha de acção da história. É fácil os nomes misturarem-se ou já não nos lembrarmos com nitidez de determinados pormenores, por isso, reler facilita a tarefa, permitindo ao leitor voltar a estar em contacto com a história.
Mas, sei, por experiência própria, que não é uma tarefa sempre fácil. Considero-me uma leitora teimosa, ou seja, por muito que não goste, leio uma história até ao fim e faço questão de terminar uma trilogia/série que comecei. Um desses exemplos são os livros da autora Lauren Kate, nomeadamente a série Fallen que incluí os livros Anjo Caído, Tormento, Paixão e Êxtase. Uma série cujos dois primeiros livros foram relativamente fáceis de ler, mas cujos dois últimos quase que me levaram à loucura. Em cada novo lançamento, reli cada um dos livros anteriores e sim, é algo masoquista e não tenho como justificar a minha loucura literária.

PONTO #2

Como referi em cima, o segundo ponto está directamente relacionado com o blog. Porquê? O Delirious Beautiful Mind foi criado em 2014, estava eu no meu segundo ano de faculdade. A vida muda e a perspectiva e os hábitos de escrita (no blog) também mudam e, se forem às primeiras publicações do blog - não aconselho - elas são horríveis. Não há como negar. Basta ver as opiniões dos livros da autora Lauren DeStefano para terem uma ideia. O que eu escrevia era sobretudo um resumo e não propriamente a minha opinião, algo que, com o tempo, melhorei e evoluí - espero eu!
Neste último ano, tenho-me esforçado por reler livros e re-escrever opiniões e torná-las mais construtivas e não somente debitar spoilers que não interessam a ninguém. Mas ao fazê-lo, também reparei na agressividade por detrás das minhas palavras, sobretudo no que toca a autores portugueses que generosamente me enviaram os seus exemplares.
Sou - sempre fui e serei - de opinião que uma review deve ser sincera quer o livro seja enviado em parceria com uma autora ou editora e isso não vai mudar de forma nenhuma mas, vejo que há formas de dar a minha opinião sem parecer uma "sabe-tudo". Na altura, no entanto, não conhecia outra forma de me expressar e penso que isso também se deveu a opiniões preconcebidas que tinha de autores portugueses, sobretudo de fantasia. Ideias que têm vindo a ser destruídas aos poucos à medida que vou conhecendo e lendo mais literatura portuguesa. Por isso, neste contexto, para mim, reler livros também é importante para a evolução do blog e para a correcta apreciação da literatura e para a correcta percepção da mensagem que quero transmitir para as almas graciosas que lêem aquilo que escrevo.

CONCLUSÃO

Reler é importante, seja para voltar ao mundo antes do lançamento de um novo livro, por nostalgia ou  simplesmente por uma obsessão - nada doentia - de um mundo ao qual desejamos fazer parte. Para book bloggers é fundamental para o desenvolvimento de hábitos de escrita e para ver o quanto mudámos a nossa opinião ou forma de expressar gostos e diferenças.
In rereading we find a new book.  
Neste sentido e, em parceria com a Chiado Editora, quero fazer o passatempo de um livro que acho que vale uma releitura. Quer pelo esforço que sei que foi empregue, quer pela história em si e pela forma como decidi expressar a minha opinião, tendo por base, como já referi, ideias pré-concebidas do que é a fantasia portuguesa. Porque sei, de coração, que há óptimos jovens escritores, de tal modo que no final de 2017 fui surpreendida por uma.
Para saberem mais sobre o passatempo é só carregar na imagem abaixo.


E vocês? Também costumam reler livros? O que acharam deste post, querem ver mais deste género de "discussões"? Digam nos comentários em baixo!

10 comentários

  1. Gostei muito do post! Adoro reler livros, encontro sempre pormenores escondidos que me escaparam. Por incrível que pareça a saga que reli mais vezes foi a do Crepúsculo e ultimamente não tenho relido porque tenho imensos livros para ler pela primeira vez! AHAH

    Gostei do desafio, tinha acabado de ver esse post e submeter participação!

    Beijinhos, Brenda
    http://momentosdeataraxia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentários! :D Também já li o Crepúsculo umas quantas vezes mas não tantas como o HP!

      Beijinhos enormes!

      Excluir
  2. Não tenho por hábito reler livros, mas há excepções. A grande excepção, talvez, é Harry Potter. Acho que não conseguiria ler 19 vezes a Pedra Filosofal, pois os primeiros três livros, por serem mais infantil-juvenis, são os que eu gosto menos da saga. Mas gosto, de quando em quando, voltar a reler todos os livros, um por um, porque é a saga da minha infância. No entanto, também sinto que estou a perder tempo ao reler livros, ainda que resolva fazê-lo na mesma. É uma sensação de mixed feelings, entre querer relembrar uma história que nos é querida e sentir que não estamos a ler o suficiente, mais e melhor :)

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! Sim, compreendo perfeitamente e sei que 19 vezes é um excesso horrível mas há que ver que quando o comprei tinha 9 anos e agora 25, a maior parte dessas 19 vezes eu não passava de uma menina apaixonada por magia ;P
      É verdade, os livros são tantos que reler às vezes pode parecer uma perda de tempo, mas quando relês e descobres coisas novas é quase um livro novo ou, pelo menos, uma perspectiva diferente! :D

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Não costumo reler, mas há aqueles míticos que gosto sempre de "voltar lá". São aqueles que representam um canto de conforto, um porto de abrigo. Acho que é esse dos grandes poderes dos livros e das re leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo completamente!

      Muito obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Eu antes relia muito; li o Capitães de Areia umas 5 vezes, por exemplo. Entretanto decidi que há tanta, mas tanta coisa que quero ler... há alguns que gostava de reler, livros que me apercebi que li há já quase dez anos e sobre os quais se calhar teria outra perspectiva hoje. Mas não é algo a que me dedique, de momento :)

    (PS - as minhas primeiras opiniões no blog também eram horríveis :D)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahaha concordo, há muito livros e pouco tempo como já dizia o outro :P

      hihihi é bom saber que não sou a única! xD

      Excluir
  5. Adoro reler livros! Por um lado, já sabes que estás a ler um bom livro, e por outro acabas sempre por perceber que te escapou qualquer coisa da primeira vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Ainda me acontece descobrir coisas novas com o HP!

      Excluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!

Latest Instagrams

© Delirious Beautiful Mind. Design by FCD.