Tecnologia do Blogger.

| Review | O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa de C.S.Lewis

Publicado em 1950, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é o segundo volume das célebres crónicas, seguindo-se a O Sobrinho do Mágico, dado a conhecer ao público pela Presença em Abril de 2003. A aventura começa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Peter, Lucy, Edmund e Susan são obrigados a sair de Londres e a instalar-se numa pequena cidade em Inglaterra, na casa de um professor solteirão. Enquanto exploram a mansão, Lucy descobre uma passagem secreta muito especial no guarda-fatos do velho professor, que dá acesso a um misterioso mundo...
O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa é o segundo volume de C.S.Lewis na já de si aclamada série, As Crónicas de Nárnia - ou é o primeiro dependendo da ordem de leitura. É um livro infantil, ao qual não tive acesso em criança mas que agora, já adulta, ainda conseguiu provocar emoções e ter um encanto muito especial.
Tal como o anterior, O Sobrinho do Mágico, O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa é um livro que pode agradar às mentes mais crescidas mas, ao contrário dele, é um livro muito mais interessante já que Nárnia apresenta-se como um mundo completo visto através da perspectiva de uma criança.
Nárnia é uma terra para mim conhecida apenas pela adaptação e ver-me na páginas do livro foi uma experiência muito mais marcante, pois a escrita de C.S.Lewis é única. Os quatro irmãos, Peter, Susan, Edmund e Lucy foram descritos com realismo e os seus pensamentos são dignos da sua faixa etária. O autor conseguiu colocar-se perfeitamente na posição de uma criança e a forma como conta a história de Nárnia ao leitor é muito doce - embora por vezes, nem mesmo ele esconda os horrores da guerra.
If ever they remembered their life in this world it was as one remembers a dream.
Tendo sido escrito pouco depois da II Guerra Mundial, ainda na década de 50, há elementos que evidenciam o elemento machista da história, sendo as raparigas deixadas de fora da luta por... serem raparigas. Houve um esquecimento de que a guerra afecta todos os géneros e que qualquer um deles pode ter o direito de lutar pelas suas vidas ou pelas vidas daqueles que amam. Esta ideia ultrapassada fez-me querer mais das personagens femininas mas, infelizmente, a única que sobressaiu de forma clara foi a antagonista - o que não ajuda ao caso.
O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa não é um livro extenso e lê-se com muita facilidade e, com ele, ao contrário do que tinha acontecido com O Sobrinho do Mágico, consegui sentir a magnificência de C.S.Lewis e esta será uma série a continuar, visto que quero ver mais não só de Nárnia como também dos personagens, principalmente de Lucy, a menina que herdou o nome da afilhada do autor a quem todas as Crónicas de Nárnia são dedicadas.




E vocês? Alguém já leu as Crónicas de Nárnia? Digam nos comentários em baixo!

Nenhum comentário

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!