Tecnologia do Blogger.

| Review | Anjos e Demónios de Dan Brown

Quando um famoso cientista do CERN é encontrado brutalmente assassinado, o professor Robert Langdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no seu peito. A conclusão é avassaladora: a marca é de uma antiga Irmandade chamada Iluminati, supostamente extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica. Em Roma, o Colégio dos Cardeais está reunido para eleger um novo Papa quando se apercebe do rapto de quatro cardeais, ao mesmo tempo que a Guarda Suíça é informada de que uma perigosa arma está na cidade do Vaticano com o propósito de a destruir. Robert Langdon - quem não o conhece? - ajudado desta vez por Victoria Vetra, cientista do CERN, procura desesperadamente a antimatéria no meio das intricadas pistas deixadas pelos Iluminati, lutando contra o tempo para salvar o Vaticano.
Anjos e Demónios é mais um livro de Dan Brown que incita ao debate e, desta vez, os principais opositores são a religião e a ciência. Dan Brown, na minha opinião, é um autor que tem uma capacidade gigantesca de agarrar o leitor e Anjos e Demónios é um belíssimo exemplo disso. A escrita simples, os capítulos curtos e a acção com os constantes cliffhangers obrigaram-me a continuar e, embora fosse uma releitura, não conseguia parar de ler.
Anjos e Demónios lida de uma forma muito mais directa com a religião do que - a meu ver - O Código Da Vinci. Estamos no coração da Igreja Católica - um tópico sensível para alguns - e o cinismo e a falsidade reinam com tanto poder como o Papa. Apenas a premissa do livro é o suficiente para gerar controvérsia, no entanto, achei que Dan Brown, de alguma forma, acabou por relatar a aventura de Robert Langdon com um imenso respeito - não pela Igreja, - mas pela religião em si. Duas coisas que são diferentes, mas que a maioria das pessoas acaba por confundi-las como iguais.
Science and religion are not at odds. Science is simply too young to understand.
A acção, o grande motivador da leitura, está muito bem idealizado e, embora se passe no espaço de algumas horas, a ligação que existe entre os diferentes personagens parece muito real. As descobertas aparecem umas a seguir às outras e no frenesim da adrenalina não é difícil de acompanhar as emoções dos diferentes protagonistas, visto que, mais uma vez, o autor dá-nos pontos de vista completamente diferentes, nos mais variados locais para dar a conhecer o maior número possível de pormenores.
God answers all prayers, but sometimes his answer is 'no'.
Mais uma vez, tal como em O Código Da Vinci, o autor fez maravilhas ao ocultar as verdadeiras intenções e ao esconder o verdadeiro rosto do vilão por detrás de um nome quase mítico: os Iluminatti. Admito que achei muito mais interessante e fascinante a ciência e a arte por detrás deste volume do que em O Código Da Vinci. De algum modo, achei que, por se tratar de elementos conhecidos da cultura popular, foi mais fácil de compreender os motivos e o medo subjacente. Um dos meus pontos favoritos foi, sem dúvida, toda a envolvência da Igreja e do Vaticano. Senti que aprendi alguma coisa com a leitura e que percebi o quão profunda pode ser a ligação entre a religião e a ciência. 
Anjos e Demónios acabou por ser - como já era esperado - uma leitura rápida e interessante. Dan Brown roçou em dois dos meus interesses de forma profunda o que fez com que fosse mais fácil entrar na história. As personagens estavam muito bem criadas e as ligações e o mistério foi muito bem construído.  Tal como O Código Da Vinci não é um livro perfeito, mas entretém o leitor e dá uma sensação avassaladora de conhecimento.




E vocês? Quem é que já leu? O que acham? Digam nos comentários em baixo!

4 comentários

  1. Já li há muitos anos, e tenho ideia de ter também gostado mais deste do que de 'O Código da Vinci'! Infelizmente, já não me lembro muito bem das histórias.. mas estou a planear reler pelo menos alguns livros dele este ano! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já reli o O Código Da Vinci e este :) mas quero imenso ler as outras histórias do Robert Langdon.

      Beijinhos e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Eu também li! Aliás é o meu favorito do Dan Brown mas não ficaste completamente furibunda quando mudaram o final no filme? O final é tudo!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahah por acaso até achei que o filme fez um trabalho decente em relação ao material original ;P mas sim, percebo o que queres dizer! :D

      muitos beijinhos,

      Excluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!