Tecnologia do Blogger.

| Review | Koldbrann - Parte 2 - Desleais de Ana Cláudia Dâmaso

Num mundo apocalíptico, a população saudável vive em cidades-bunker, denominadas fortalezas, que os protegem dos perigos do mundo exterior, mas com um custo: a sociedade está dividida em dois polos importantes que todos são obrigados a cumprir, seguindo os seus destinos sem questionar. Mas será que todos os perigos se encontram fora das fortalezas? Diana Salvatore e os seus amigos Josh e Nicole descobriram informações que deixará a vida de todos de pernas para o ar e coube a Diana e Josh a árdua missão de escapar da fortaleza de Scallabis para tentar descobrir toda a verdade! Será que irão conseguir?
A meu ver, Koldbrann - Parte 2 - Desleais, acaba por ser um livro completamente diferente de Koldbrann - Parte 1 - Rebeldes. Em primeiro lugar, há uma multiplicidade de pontos de vista que era necessária, pois permite ao leitor estar a par dos acontecimentos em diferentes localizações - algumas familiares, outras nem tanto -  para além disso, o grande motivador da Parte 1 alterou e sofreu mutações o que já de si torna a história mais interessante. Mas, por outro lado, Koldbrann - Parte 2 - Desleais, é um livro muito pequeno para poder conter dentro de si um princípio, um meio e um fim e, embora  autora tente dar esse conteúdo ao leitor, acaba por fazê-lo de forma excessivamente rápida.
À semelhança do que aconteceu com Koldbrann - Parte 1 - Rebeldes, continuei a sentir a mesma sensação de realismo e de imersão no mundo de Diana e, no geral, o que gostei no primeiro volume, manteve-se no segundo, o que é algo sempre positivo e que mostra consistência por parte da autora. No entanto, ao mesmo tempo, as dificuldades ou as coisas menos boas que a Parte 1 apresentou, Koldbrann - Parte 2 - Desleais, manteve-as e, em determinados aspectos, piorou.
Em Koldbrann - Parte 2 - Desleais, a acção é muito rápida. Rápida a um ponto em que não dá espaço ao leitor para poder sentir medo pelos personagens ou para poder ficar receoso. E, embora possa ser feita para exemplificar a confusão ou o medo por parte da protagonista, a aceleração daquilo que está a acontecer é tão grande e tão pouco explorada tanto interna como externamente que fui obrigada a reler por duas vezes o final para compreender o que aconteceu. Não por choque ou por surpresa, mas porque os acontecimentos foram tão rápidos e precipitados que não deram tempo para perceber a totalidade do que estava a ler e isso acabou por criar um certo distanciamento.
That the sun rises and we keep our blood red
Em Koldbrann - Parte 1 - Rebeldes achei que a primeira metade do livro estava muito boa, com fortes diálogos internos e com uma explicação e construção do mundo suficientemente detalhada e, se a autora tivesse mantido esse registo, acredito que teria gostado muito mais deste segundo volume. Ao mesmo tempo o conhecimento dado ao leitor no formato de diálogo não foi a minha coisa preferida. Enquanto leitora - isto é algo pessoal - acho que é um modo preguiçoso de fornecer a informação e isso acontece por duas vezes em Koldbrann - Parte 2 - Desleais.
Acredito piamente que este segundo volume podia ter sido mais explorado tanto do ponto de vista das descrições e do mundo como dos personagens e, embora seja um volume pequeno, com somente 168 páginas, ainda assim, consegui sentir que alguns momentos eram desnecessários, pois não trouxeram nada ao conflito ou à evolução da história. Um dos exemplos, são cinco páginas dedicadas a um gato. Preferia que essas 5 páginas, tivessem sido dedicadas à exploração emocional e física da conclusão do livro.
Vejo o potencial, claro como a água, pois já o tinha visto na primeira metade de Koldbrann - Parte 1 - Rebeldes e vou considerar este segundo volume como uma introdução ao terceiro. Koldbrann - Parte 2 - Desleais foi, para mim, um livro muito dúbio, pois o que gostei, gostei mesmo mas, o que não gostei, não gostei nada. Ainda assim, é um livro que se lê extremamente rápido e que mesmo não gostando - de algumas partes - ele lê-se a voar.



E vocês? Quem é que já leu a Parte 1? Digam nos comentários em baixo!

Nenhum comentário

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!