Tecnologia do Blogger.

| Review| A Prova do Ferro de Cassandra Clare e Holly Black


A maior parte dos miúdos faria qualquer coisa para passar na Prova do Ferro. Mas não Callum Hunt.
O pai ensinou-o a desconfiar da magia e explicou-lhe que o Magisterium, a escola onde os aprendizes de Magos são treinados, é uma armadilha fatal. Callum tenta fazer o seu melhor para ser o pior de todos os candidatos - mas não consegue falhar. 
Superada a Prova do Ferro, não lhe resta outra opção, senão entrar para o primeiro de cinco anos de aprendizagem no Magisterium.
Cassandra Clare é uma das minhas autoras favoritas e, ainda antes de A Prova do Ferro ser traduzido para português, já havia muito burburinho há volta do livro pelas semelhanças com a série Harry Potter de J.K.Rowling que, a meu ver, foram propositadas. Embora seja uma fã inegável do último e de ter conseguido ver as parecenças entre os dois - elas sobressaem como placares néon numa noite escura -, a Prova do Ferro tem mérito próprio pela sua originalidade pois, embora as semelhanças sejam óbvias, há muito que os separa e, à medida que as páginas vão passando as autoras vão criando uma matéria diferente, embora a base para ela seja semelhante à já realizada por J.K.Rowling.
Tendo por base um grande conhecimento prévio do mundo mágico de Harry Potter é realmente muito fácil fazer comparações, não só com o mundo, mas igualmente com os personagens. Neste ponto, tendo lido apenas o primeiro volume da série Magisterium, tudo me pareceu uma fanfiction muito bem escrita e desenvolvida. Vejo as ligações e até determinado ponto do livro foi difícil deixar de fazer as comparações embora estivesse a fazer um esforço para ler o livro como um trabalho solitário.  Infelizmente, com as comparações, vem a sensação de familiaridade e de previsibilidade.
They all yelled in excitement. Tamara yelled because she was happy. Aaron yelled because he liked it when other people were happy, and Call yelled because he was sure they were going to die.
Já vimos isto antes. E, embora não tenha qualquer dúvida de que as autoras - sendo quem são, - nos vão dar a volta de alguma forma e surpreender, neste primeiro livro, que actua como uma apresentação ao protagonista e ao mundo, é difícil largar a ideia de que já conhecemos o final. E, apesar da minha opinião parecer não favorável, a verdade é que gostei imenso da história. O protagonista captou imediatamente a minha atenção e é um claro exemplo das semelhanças com o mundo mágico de Harry Potter mas, igualmente das diferenças que vão aparecendo ao longo de A Prova do Ferro.
Todo o envolvimento ao redor do protagonista foi interessante e cativante e, apesar de achar que há muito pouco diálogo, havendo mais uma introspecção interna de pensamentos menos positivos, A Prova do Ferro não chega a ser aborrecido porque a acção está sempre a decorrer de uma forma ou de outra. E, embora seja um trabalho conjunto, não sou capaz de distinguir a voz das autoras separadamente, o que é o requerido num trabalho com uma co-autoria. A Prova do Ferro é um livro que recomendo para os maiores adeptos do mundo de J.K.Rowling ou para os mais novos que só estão agora a entrar nos mundos de fantasia.



E vocês? Quem é que já leu A Prova do Ferro? 
Digam nos comentários em baixo!

2 comentários

  1. Este livro por acaso ainda não conhecia, mas agora até fiquei curiosa :D

    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela comentário ;D

      Eu gostei bastante ;)

      Beijinhos

      Excluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!