Tecnologia do Blogger.

| Review | Orgulho e Preconceito de Jane Austen

A chegada de vários jovens marca uma profunda transformação na vida de uma família de classe média rural, os Bennets, e em particular na das suas filhas.
Um desses jovens é Darcy, membro da alta sociedade que se distingue pelo seu orgulho. Desenvolve-se uma série de desafios, de equívocos, de julgamentos apressados, que conduzem à mágoa e ao escândalo, mas também ao auto-conhecimento e amor.
O meu exemplar de Orgulho e Preconceito de Jane Austen é velho. Foi comprado em segunda mão, e já vinha com páginas amarelas e rijas e um estranho cheiro que é uma mistura de páginas, tabaco e de antigo. Não tem data mas penso que a publicação deve rondar a década de 90. Lê-lo, sabendo que já tinha pertencido a outras mãos foi uma experiência diferente, sobretudo tendo em consideração a antiguidade da própria história.
A lady's imagination is very rapid; it jumps from admiration to love, from love to matrimony in a moment.
Orgulho e Preconceito de Jane Austen é um dos maiores ou mais conhecidos clássicos da literatura sendo, sem dúvida uma das histórias de amor mais repetida ou mencionada em outras obras literárias.   No entanto, para minha total ignorância, nunca tinha existido a oportunidade - ou a vontade - para conhecer a história de Elizabeth Bennet e do Sr. Darcy. Nunca sequer vi as adaptações dos filmes ou das séries homónimas quer com Colin Firth ou com Keira Knightley pelo que fiquei bastante surpreendida não só pela qualidade do material mas também por ter gostado tanto. 
A escrita de Jane Austen é diferente de tudo aquilo que já li. As descrições e a forma como a história progride é relatada ao pormenor e as vivências sociais que são retratadas foram feitas de tal modo que era capaz de visualizar a linha de acção. A realidade que a autora transcreveu para o papel era quase palpável e isso agradou-me imenso. Fiquei igualmente surpreendida por haver humor na escrita da autora, pois esperava algo mais sério, no entanto algumas tiradas mais sarcásticas ou irónicas conseguiram mesmo fazer-me dar gargalhadas que não esperava. As relações estão incrivelmente bem executadas e a personalidade de cada um dos principais intervenientes está muito vincada e realista. 
Os diálogos, talvez com mais pompa e circunstância, mas verdadeiros ao tempo em que decorre a acção, foram o mais difícil de habituar, mas uma vez repetidos, foi um obstáculo rapidamente ultrapassado. A maior dificuldade no avanço da leitura foi a quantidade massiva de prosa e de descrições que, embora fossem do meu agrado, a quantidade e a densidade dos mesmos levaram-me a arrastar um pouco a história, sobretudo quando ia a meio do livro.
The distance is nothing when one has a motive.
Orgulho e Preconceito é um romance histórico, de uma vida há muito passada e lê-lo, deu-me uma vontade imensa de conhecer as outras obras da autora e de experimentar mais sobre este tempo tão preconceituoso - sem dúvida. Jane Austen tem uma escrita descritiva e muito peculiar onde verdades passadas mas que se podem aplicar nos dias de hoje são mencionadas e elevadas, com frases icónicas, Os seus comentários sociais tão visíveis na prosa da história tornaram a leitura muito mais interessante e inclusivamente humorística, algo que gostei bastante, como já podem ter percebido. É, sem dúvida, uma experiência a repetir. 




E vocês? Quem é que já leu o livro? Comecei pelo melhor? Digam nos comentários em baixo!

2 comentários

  1. Ainda não encontrei o enquadramento certo para me dedicar a Jane Austen ou às irmãs Bronte, mas já conhecia a sua faceta sarcástica perante a sociedade e modos da altura.
    Estou entusiasmada por começar a ler o mais brevemente possível :) Gostei da review!

    Miss DeBlogger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! Fiquei mesmo surpreendida por gostar! Nunca sequer tinha visto o filme! As irmãs Bronte são as próximas :P
      Muitos beijinhos!

      Excluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!