Tecnologia do Blogger.

| Review | Filhos da Costa do Sol de Manuel Arouca

Filhos da Costa do Sol é uma história de amor e morte, passada nos dias agitados da revolução de Abril. Fala-nos da vida despreocupada e doce da Costa do Estoril, mas também da recusa de uma sociedade fechada e dos seus preconceitos. Filhos da Costa do Sol é o retrato impiedoso de uma geração inquieta mas cheia de romantismo e ideais. Será que tudo se perdeu?
Os Filhos da Costa do Sol de Manuel Arouca não é uma leitura nova, por isso, desta vez, deixei-me embrenhar nos pormenores de uma vida já minha conhecida e procurei por aquilo que não conhecia ou que não recordava. Lembro-me de com catorze anos, ficar viciada no romance que acontece mas claro que, Os Filhos da Costa do Sol é muito mais do que uma relação. 
O meu espirito agora fluído e excitado, só imaginava novas aventuras. 
Os Filhos da Costa do Sol retrata uma vida juvenil na linha do Estoril no período pré e pós 25 de Abril. De 1973 a 1977 conhecemos toda uma nova geração de jovens que testam os limites da existência e, inclusive, da espiritualidade e da política. Nesta nova leitura dei por mim a simultaneamente repudiar e a invejar esta geração de revolta, de sonhos e de liberdades. De uma geração que não reconheço, existe toda uma realidade diferente para os homens e para as mulheres daquele tempo. Uma realidade de mentiras e de verdades que não se dizem. 
A escrita é muito intensa e, por vezes, a prosa excessiva levava-me a perder alguma da concentração porque o descrito não era do meu interesse mas, ainda assim, nesta nova leitura apercebi-me do quanto coloquei de parte as questões mais morais do livro. Uma geração de sexo, de dependências e de - quer queiramos, quer não - de poder do homem como líder. 
Eu adormeci sobre ela. As minhas lágrimas colaram-se ao seu corpo frio. 
O romance que há é bonito mas quase que surge do nada. Li Filhos da Costa do Sol com novos olhos, olhos mais sabidos e, percebi que o romance - uma das partes que recordava com mais intensidade - pouco ou nada acrescenta ao livro, roçando apenas a superfície. Um romance - que agora vejo - dependente e que levou a um final - que também recordava com vigor - de partir o coração. Resta-me ler o novo Filhos da Costa do Sol - A Nova Geração para conhecer o futuro dos personagens. 




E vocês? Quem é que já leu o livro? 
Digam nos comentários em baixo!

2 comentários

  1. Eu não conhecia ainda o livro.
    Obrigada pela partilha
    É sempre bom ter uma opinião antes de comprar os livros
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um lançamento recente! Mas é um bom livro :D
      muitos beijinhos!

      Excluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!