Tecnologia do Blogger.

TAG | Unpopular Opinions


A TAG Unpopular Opinions não é estranha no mundo literário. Já realizada por outros blogs ou até mesmo em vídeos no booktube, a TAG vai focar-se nas séries mais populares e naquelas que conquistaram mais corações. Foi criado pelo The Book Archer no Youtube e é uma TAG diferente, mais conflituosa (risos). Espero que gostem e, se tiverem alguma TAG que gostariam que respondesse, deixem nos comentários abaixo! 

Pergunta 1 # Um livro popular ou uma série popular que não gostaste? 

O Coração de Simon Contra o Mundo de Becky Albertalli. Foi um livro que senti que foi muito sobrevalorizado. Espero poder relê-lo nos próximos tempos, mas não consegui compreender toda a excitação à sua volta, pois senti que apesar de ser um livro bonito com uma mensagem importante, ficou muito aquém das minhas expectativas.

Pergunta 2 #Qual é um livro ou uma série popular que todos os outros parecem detestar, mas que adoras?

A primeira série que me vem à cabeça é Shadowhunters de Cassandra Clare, nomeadamente A Cidade dos Ossos. Não porque haja muitas pessoas que detestem os livros da autora mas, quando o fazem, parece que desgostam da história com uma paixão avassaladora (risos). Não parece haver um meio-termo. No entanto, um stand-alone que parece não agradar à maioria das pessoas (pelo feedback que também tive) foi o Quando Éramos Mentirosos de E. Lockhart que foi um dos meus livros de verão preferidos. 

Pergunta #3 Qual é o triângulo amoroso - num livro ou numa série - onde a/o protagonista acabou por ficar com a pessoa que não querias? 

Admito que tive algumas dificuldades com esta resposta porque normalmente os triângulos amorosos são previsíveis e acabo por me afeiçoar mais àquele/a que possui maiores hipóteses mas, possivelmente, Lucy e Daniel de Anjo Caído da autora Lauren Kate. Penso que a história seria mais interessante se a protagonista mostrasse um verdadeiro interesse por Cam. Começo também por afirmar que sou uma leitora que não é a maior adepta de triângulos amorosos. Aprecio-os quando eles são bem executados, como no caso de Will Herondale, Tessa Gray e Jem Cairstairs, o meu preferido. Por outro lado, se o considerarmos um triângulo amoroso: Harry e a Hermione. Teria adorado ver uma relação entre os dois. 

Pergunta #4 Qual é um género literário popular que evitas? 

Gostaria de poder afirmar - para quem me quisesse ouvir - que sou o tipo de leitora que se aventura em todos os géneros literários, mas seria uma mentira. Removendo da equação poesias e peças de teatro, o que normalmente evito são eróticos - a não ser que possuam uma história/universo que realmente me interesse - e thrillers/mistério. Por algum motivo, não me consigo obrigar a escolhe-los no leque de fantasia que parece rodear-me a todos os momentos.  

Pergunta #5 Qual é um personagem admirado pelos leitores, que não consegues obrigar-te a gostar? 

Para minha surpresa, existem uns quantos. No entanto, o mais antigo, aquele que me lembro com mais vigor - o que na altura criava sempre alguma fricção com outras leitoras (risos) - era Jacob Black da série Crepúsculo de Stephanie Meyer. Não por ser Team Edward - nunca fui uma grande aficionada pela história da Bella - mas por sentir que a presença do lobisomem não era essencial para o desenvolvimento da protagonista - que também não foi muito (risos). 

Pergunta #6 Qual é um/a autor/a popular que não consegues obrigar-te a gostar? 

Lauren Kate. Não hesitei. Tenho cada um dos seus livros, no entanto, eles possuem um lugar na minha estante devido à minha incapacidade crónica para deixar séries por terminar. Já vendeu milhares de livros e a série Anjo Caído possuí uma base de fãs aficionados mas a instabilidade da autora a gerar histórias - ora boa, ora péssima - deixa-me furiosa. É uma das poucas autoras que consegue tirar-me do sério.  

Pergunta #7 Qual é a trope popular sobre a qual estás cansada de ler? 

O termo trope é usado como uma linguagem figurativa e é mais utilizado para descrever uma expressão, uma ideia ou elementos que se têm tornado sobre-utilizados na literatura ao ponto de perderem interesse ou de extenuarem o leitor. Clichês, por outras palavras. E, aquele ao qual reviro os olhos, especialmente quando mal executado, é o/a escolhido/a, principalmente quando a história se desenvolve de forma a passar a ideia de que o protagonista é o único com determinados dotes que o tornam especial aos olhos do mundo e, portanto essenciais para a sobrevivência de outros. Esta é uma ideia que disseminou o género YA como a peste negra durante bastante tempo e, portanto, fomos empurrados para mundos onde esta ideia foi pobre e mal executada. Para haver uma/a escolhido/a é preciso que hajam bases fortes, resistentes e incontestáveis para que o protagonista seja visto de determinada forma e, para mim, é uma trope que já não me leva de arrastão para a história como nos bons velhos tempos. 

Pergunta #8 Qual e um livro ou uma série popular que não tens nenhum interesse em ler? 

As Cinquentas Sombras de Grey de E.L.James. Li cerca de dez páginas e a escrita pobre levou-me a parar imediatamente o livro. Se há algo que não consigo ultrapassar é uma escrita pobre e mal desenvolvida, independentemente do teor do livro.

Pergunta #9 Qual é um filme ou uma série de televisão que gostaste mais do que dos livros?

Maze Runner de James Dasher. E digo-o com toda a convicção do meu coração e di-lo-ei até ao fim dos meus dias. Os filmes tornaram apelativo uma história confusa e com mais buracos do que um queijo suíço!


E vocês? Gostaram da TAG? Já leram alguns dos livros mencionados? 
Digam nos comentários em baixo!

2 comentários

  1. Acho que vou responder a esta tag no meu blogue, preciso de uma tag assim. E parece que não sou a única que não gostou de O Coração de Simon! Ainda bem, hehe!

    http://thelittleangieblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahah sim, nisso estamos juntas :P
      força!!!
      muitos beijinhos!

      Excluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!