Tecnologia do Blogger.

10 Confissões Livrólicas | Blogmas #3


As confissões livrólicas ou as bookish confessions foram populares durante algum tempo e hoje, num momento de nostalgia, venho dar-vos a conhecer as minhas. Uma tarde passada a pensar, de caneta na mão, levaram-me a confessar dez segredos relativos às minhas leituras e ao meu amor por livros, mas também relacionados com o blog pois sendo uma apaixonada por histórias há anos e sendo a única proprietária do Delirious Beautiful Mind desde o final de 2014 é normal adquirir hábitos ou gostos que na maior parte dos casos não faço intenções de admitir a ninguém e, embora sejam confissões que nunca foram pronunciadas em voz alta, não tenho vergonha delas, ou pelo menos é nisso que quero acreditar (risos).

#1 Por vezes, quando não estou a gostar do livro, ou quando estou frustrada com a história, leio na diagonal. 

Quero acreditar que não sou a única. No entanto, isto acontece apenas em livros que drenam a minha energia e tiram a vontade de continuar a ser uma adepta de livros. Em história que conseguem captar a minha atenção, cada palavra é essencial e recuso-me a perder o que seja.

#2 Não gosto de fanfiction.

Nunca conheci nenhuma fanfiction que me levasse de empreitada. O mais triste, é que eu própria já cheguei a fazê-lo, por puro divertimento. Ler uma história re-imaginada por outros, já é outra conversa. Ironicamente, muitos livros que tenho são o resultado de fanfictions. Talvez seja a falta de edição ou o formato. Mas não consigo obrigar-me a gostar.

#3 A não se que o livro me interesse, ou já o conheça (ou ao/à autor/a), raramente confio em recomendações alheias. 

Não quer dizer que não as siga. É apenas algo muito raro. Mas, na maior parte dos casos, a hype de uma pessoa não me consegue obrigar a comprar uma determinada história. #iamasuspiciousgirl

#4 Por vezes dou a entender às outras pessoas que já li mais clássicos do que aqueles que verdadeiramente li. 

Algo a mudar em 2019. #2019readinggoals #shame

#5 Quase ninguém na minha vida fora-internet sabe da existência do Delirious Beautiful Mind e já o tenho desde 2014. 

E, sinceramente, considerando que a maior parte das pessoas da minha vida é um/a não-leitor/a, acho que nem iriam querer saber. (risos)

#6 Raramente leio as opiniões de livros em blogs que somente publicam um resumo do que leram. 

No início do Delirious Beautiful Mind as opiniões eram meros resumos e quero piamente acreditar que as minhas críticas cresceram e evoluíram para algo mais construtivo. 

#7 Já cancelei planos para ficar a ler. 

#8 Não me consigo obrigar a gostar de ler em formato ebook. 

Os meus olhos pura e simplesmente não o aceitam. Nem o preço, mais reduzido - muito mais - me convence.

#9 Houve classificações que dei no goodreads que foram superiores àquilo que verdadeiramente achei pelo amor à volta de um livro.

As minhas opiniões escritas são sempre puramente honestas mas, por vezes, é-me difícil dar uma classificação no goodreads onde estou apenas limitada à classificação em cinco estrelas.

#10 Penso que fui/sou mais exigente e mais crítica em livros de autores nacionais, nomeadamente nos do género que mais gosto: fantasia.

Tenho consciência de, pelo menos, duas situações onde isto aconteceu. Não há justificação possível a não ser o facto de querer que a qualidade do material português sejam para lá de bom. Algo também a mudar em 2019 ou pelo menos, a mudar a forma de expôr as minhas críticas. 

E vocês? Se tivessem de escrever as vossas confissões literárias, qual seria a pior? 
Digam nos comentários em baixo!

10 comentários

  1. Confesso que também tenho por hábito ler na diagonal quando não estou a gostar do livro. Já aconteceu passar uma ou duas páginas de cenas particularmente desinteressantes. Fico super irritada comigo mesma quando isso acontece (!!!), mas vamos fazer o quê, ahah. Também sou um pouco parecida contigo na parte das recomendações, mas apenas nas negativas. Opiniões más não são suficientemente fortes para me alterar a vontade de ler o livro, mas se houver um grande hype positivo em torno de um livro, acabo por ir na onda e comprar também.

    Acho que me inspiraste a fazer a minha versão de confissões livrólicas no blogue. :)
    Beijinhos,
    Sónia Rodrigues Pinto
    By the Library

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade! quando é a descrição de alguma coisa particularmente aborrecida num livro que não estou a gostar! E também fico super irritada xD
      Boa! Faz! :P Depois quero ler!
      Muitos beijinhos,

      Excluir
  2. Já me aconteceu ler na diagonal por não estar a gostar de um livro (felizmente, não muitas vezes). Tenho muita dificuldade em colocar de lado um livro que não me cativa de todo (parece que vou tentando na esperança que a história mude e daí a leitura na diagonal). Nunca cancelei planos para ficar a ler :) e nunca li em formato ebook. Não marco a página em que vou virando o canto da mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mim também não me acontece sempre, graças aos céus :P Eu já cancelei planos para ficar em casa, enroscada na manta a ler, mas isso também está relacionado com o facto de que adoro o meu sofá, a lareira e o tempo frio :P por acaso dobrar páginas é algo que não me incomoda minimamente
      muitos beijinhos,

      Excluir
  3. ADOREI este post! Estou a pôr em dia os teus posts do Bookmas. So far, so good, mas gostei especialmente deste! E identifico-me com tanto! Especialmente no que concerne a autores portugueses. Acho que leio muito pouco portugueses por causa disso: sou extremamente exigente e quero sempre que a qualidade seja igual ou superior aos autores internacionais, ou até mesmo iguais a um Saramago ou a um Pessoa, que são dois dos meus preferidos de sempre. Questões da vida xD

    Obrigada por partilhares as tuas confissões xD Gostei mesmo mesmo muito!

    Um grande beijinho, Raquel

    Joana
    panemicbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahah eu percebi :P obrigada por todos os comentários <3
      sim, em relação aos autores portugueses é aquela questão complicada e mais sensível.
      muito obrigada e muitos beijinhos (outra vez) :P

      Excluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!