5 Objectivos Literários para 2019 | Blogmas #23

domingo, 23 de dezembro de 2018


Até agora isto não passava de um pensamento distante e de uma nota num caderno mas com o aproximar de 2019, quero, desde já, estabelecer os meus principais 5 objectivos literários para o novo ano. São objectivos para serem cumpridos ao longo dos doze meses pois, para mim, é importante ter alguma preparação e estruturação mesmo na leitura, caso contrário perco-me na netflix e naquilo que estiver a dar na televisão. Em resumo, tudo isto é feito para não deixar que a preguiça domine os meus dias e, já que o tempo que tenho para me dedicar à leitura é pouco, mais vale aproveita-lo e prepara-lo de antemão.

Este ano de 2018 comprometi-me a ler 75 livros e falhei redondamente. Por este motivo, quero manter o desafio do goodreads nos 75 livros e mostrar que sou capaz de o fazer. Este ano o tempo de férias também vai ser maior (casamento, urra!) e planeio colocar muitas leituras em dia. É, sem dúvida, o primeiro desafio a ser estabelecido desde o primeiro dia do ano. Um site que recomendo para todos os leitores e um dos meus preferidos!

#Ler 25 livros em inglês

Ler em inglês está, a cada dia, a tornar-se mais fácil e, a verdade, é que a liberdade de escolher as histórias que quero conhecer sem o impedimento da língua é super importante para mim. Não quero ficar apenas limitada à escolha de livros traduzidos (não só pela pouca quantidade mas também pela fraca continuidade das séries/trilogias ou da demora que dão comigo em doida). Ler 25 livros em inglês vai assegurar que não perco o ritmo e mais importante, não perco o vocabulário!

#Ler 15 livros de autores nacionais

Já o ano passado propus-me a ler uma data de livros de novos (e antigos) autores nacionais, no entanto, descobri que era algo difícil para mim, pois os meus verdadeiros gostos são muito específicos e limitam-se bastante à fantasia, YA, ficção científica e por aí fora e admito que este ano - que está a acabar - custou-me dar dinheiro - qualquer que fosse a quantia - por um livro que não tinha a certeza que fosse gostar. No fundo, em 2018, foi-me difícil arriscar e em 2019 quero mudar isso.

#Ler 3 Clássicos da Literatura

Yup. Vou fazer disto um objectivo literário porque há muito tempo que quero conhecer mais clássicos e não ficar-me apenas pela adaptação cinematográfica ou por aquilo que leio noutros livros. Este ano consegui ler Orgulho e Preconceito de Jane Austen e foi, sem dúvida, uma conquista, e foi um livro que me surpreendeu bastante pela positiva, por isso estou mais ou menos confiante de que posso repetir a façanha mais três vezes!

#Terminar 10 Séries/Trilogias/Duologias

Este é um objectivo que se vai relacionar com alguns dos acima descritos e o meu preferido (risos). Em 2019 quero conseguir terminar histórias que se dividem em mais do que um livro e quero fazê-lo dez vezes independentemente do número de livros que essa história possa conter - sejam séries, trilogias ou duologias. Nas minhas estantes tenho um monte de livros solitários de histórias que ainda não terminei, seja porque ainda não comprei os próximos volumes, seja porque eles acabaram por não ser traduzidos neste nosso país à beira-mar plantado. Do primeiro, ao último livro, quero lê-los e publicar a opinião de todos! 

E estes são os meus 5 objectivos literários para o ano de 2019 e estou a mentalizar-me de que o vou conseguir e que desta vez não vou falhar (risos). Quero entrar no ano novo com o pé direito e com uma mentalidade mais aberta e mais disponível para as novas histórias que sei que vou encontrar e espero, adorar. Espero por novas maratonas e desafios que vão sem dúvida deixar-me os cabelos em pé! É um ano que espero há muito e não tenho dúvidas que vai ser o meu preferido e um muito importante para o meu futuro!

E vocês? Quais são os vossos objectivos?   
Digam nos comentários abaixo! 

3 comentários

  1. Não estabeleço objectivos - vou lendo o que a minha vontade dita :) Mas faço votos para que os objectivos referidos sejam concretizados ou até ultrapassados. Bom Natal.

    ResponderExcluir
  2. Aplaudo os teus objectivos. Os meus não serão tão ambiciosos mas também pretendem contrariar um bocadinho alguns vícios.
    Boa sorte! :D

    Beijinhos.
    Joana

    panemicbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!