Os Livros Pelo Qual Estou Grata | Blogmas #14

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018


Nas minhas memórias mais longínquas, tenho sempre um livro. A minha mãe ou o meu pai liam-me à noite e nunca, em momento algum, me impediram de ler uma história, qualquer que ela fosse. Os contos infantis que agora releio eram uma constante, e as histórias para adormecer uma obrigação. O primeiro livro que me foi lido é, no entanto, um mistério. Mas esse livro, qualquer que ele seja, levou a uma vida de histórias, de horas passadas a ler, e de aventuras sem fim. Um livro, qualquer que ele fosse, tornou-se uma extensão do meu próprio corpo, pois são, sem qualquer sombra para dúvidas, uma parte essencial da minha vida e que de alguma forma me moldaram na pessoa que sou nos dias de hoje.
Para além de todas as aventuras fantásticas e mundos que conheci, aprendi que os livros ajudam-nos a ser pessoas melhores. A imaginação muda a forma como vemos o mundo e como lidamos com o outro. A empatia que adquirimos por sermos constantemente colocados nos pés de outras pessoas durante os momentos de leitura, moldam, sem dúvida, uma criança e, mais tarde, um adulto, pois quando lês, escolhes ver o mundo através dos olhos de alguém completamente diferente, talvez em etnia, religião ou orientação sexual, o que for. É uma experiência poderosa que, levada para o mundo real, pode mudar vidas. 
Há milhões de razões pelos quais devemos estar gratos pelos livros e pelas suas histórias e estas são apenas algumas. Num único post dá apenas para roçar a superfície da emoção que um único livro pode suscitar e neste em específico, para além de tudo o que já foi mencionado, quero mostrar-vos os quatro livros que moldaram a minha personalidade e que me ajudaram a ser aquilo que sou hoje, sem qualquer explicação ou motivo para tal. Talvez partilhemos alguns deles, quem sabe? Como disse, os livros são capazes de unir pessoas que nunca se conheceram num amor/dor comum. Lembrem-se de valorizar as histórias que têm, pois elas foram criadas com um propósito e podem ter mudado a vida de alguém.
Os livros são uma parte importante da minha vida e que me ensinaram lições valiosas sobre a amizade, o amor, sobre a valorização do "eu", sobre a ausência de limites quando acreditamos em algo, sobre a dor e a superação de obstáculos. Os livros podem ensinar-nos algo novo se estivermos abertos a isso. Com as histórias, podemos viajar no tempo, ser conhecedores de dores antigas e de loucuras e de tempos negros que não podemos deixar repetir. Os livros unem as pessoas em bondade e em alegria, eles começam uma conversa, qualquer que ela seja. Os livros reavivam histórias, pessoas há muito esquecidas, vidas que já não existem mas que merecem o palco do mundo.


E vocês? Concordam? Quais são os livros pelos quais estão gratos?
Digam nos comentários!

5 comentários

  1. Os livros também fazem parte da minha vida. Em casa dos meus pais sempre houve bastantes livros e, por isso, sempre tive contacto com eles. Lembro-me de uma vez em casa da minha avó materna, quando era criança e estava lá de férias grandes, que fui buscar um livro (do tempo da minha mãe e do meu tio) e comecei a ler. Conclusão: Passei os dias todos a ler livro, atrás de livro. Dois livros que me ficaram na memória e que foram oferecidos a mim e à minha irmã foram: O Meu Pé de Laranja Lima e Rosinha, Minha Canoa, ambos de José Mauro de Vasconcelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho familiares que adoram esse livro! Eu, infelizmente, nunca o li! Talvez para o ano ;)
      muitos beijinhos!

      Excluir
  2. Eu sou o verdadeiro ratinho de biblioteca, tenho uma prateleira cheia de livros, e já li cada um deles, e mesmo uns não sendo tão bons, sou grata por todas as histórias que vivi, todos os mundos que conheci através deles.


    Livrosrabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Queria ter feito este post lá no blog no ano passado. It did not happen. Talvez este ano :P Adoro a ideia.

    Beijinhos,
    Joana

    panemicbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!