Tecnologia do Blogger.

| Review | O Abeto de Natal de Hans Christian Andersen | Blogmas #4

Um bonito abeto sonha ser grande como as árvores à sua volta. Com o passar do tempo, transforma-se numa árvore robusta. Enquanto crescia, observa algumas das outras árvores grandes a serem cortadas. "Para onde as levarão?", interrogava-se ele. Os pardais deram-lhe a resposta: serviam para enfeitar as casa no Natal, com dezenas de luzinhas e presentes. E ele desejou que lhe acontecesse o mesmo...
Hans Christian Andersen é um autor de contos infantis já conhecido pelas obras populares como O Valente Soldadinho de Chumbo e A Pequena Sereia e, é um autor que tenho - muito lentamente - vindo a conhecer e cuja escrita tem-me surpreendido pela positiva. Isto aconteceu com A Pequena Sereia e também com o conto O Rei Vai Nu pois gostei da forma como o autor usou algo tipicamente infantil para criticar a sociedade. As conotações e as implicações com o real foram óbvias e isso surpreendeu-me.
Enjoy life. There's plenty of time to be dead.
O Abeto de Natal, tal como os restantes contos, não é excepcionalmente grande e tem uma escrita simples e própria para os mais pequenos. No entanto, ao contrário dos dois contos que já conhecia que apelavam à moral ou à vaidade do homem, achei que O Abeto de Natal tinha pouco conteúdo. Não é alegre e evidencia o período triste e fraco em emoções após a época natalícia, onde o homem esquece a beleza e o outro. A forma abrupta como termina também me deixou surpreendida pois esperava por algo mais forte e, embora a lição apreendida seja clara, não foi o meu conto do autor preferido. 

WOOK | BookDepository | Goodreads



E vocês? Quem é que já leu o conto? Digam nos comentários em baixo!

10 comentários

  1. Nunca li o conto, mas parece-me uma boa leitura natalícia :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um conto.... interessante xD trata realmente de algo relacionado com o natal mas é um pouco triste para a época.

      Excluir
  2. Nunca li este conto que, pela opinião, não será o mais interessante dos contos escritos pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é :/ O que mais gostei até agora foi o da Pequena Sereia, completamente diferente do já "conhecido". Gostei mesmo muito ;)

      Excluir
  3. É triste, mas ainda não comecei a ler os contos, que também tenho cá em casa... Talvez no próximo ano xD Agora também não fiquei com grande motivação para ler o de Natal. Não quero coisas tristes para esta época :D

    Beijinho,
    Joana

    panemicbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é exactamente triste x) o início é bastante bonito mas o fim é... estranho x'D
      muitos beijinhos

      Excluir
  4. Nunca li mas julgo que irei ler.

    ResponderExcluir
  5. Adoro o autor, é sempre bo rever estes autores e estes contos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a primeira vez que os leio mas sem dúvida que no futuro os quero rever!
      muito obrigada pelo comentário!

      Excluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!