Fui ao Famoso Parque Xcaret: O Que Achei?

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

O Xcaret é um parque na Playa Del Carmen com mais de 50 atracções naturais e culturais, onde você volta para a natureza no seu maravilhoso cenário rico em fauna e flora; e com o México, em atracção que lembram o quão grande é o país.
O Xcaret é um parque temático no México e defino-o como uma mistura perfeita entre Jardim Zoológico e Parque Arqueológico. Fomos ao parque no dia a seguir ao fiasco que foi a Ilha das Mulheres e a minha esperança estava toda depositada naquele dia. Não haveria segundas hipóteses. Era tudo ou nada pois dois dias depois estávamos a caminho de Portugal e não ia haver tempo - ou dinheiro - para mais experiências.  Algo que volto a realçar é a de que todas as minhas experiências no México fora do hotel, foram todas realizadas através da mesma companhia, na qual depositei não só o meu dinheiro, mas também as minhas esperanças de diversão e o meu próprio desejo de voltar ao país.
O pacote que comprámos no hotel era de Tudo Incluído mas, aparentemente, o Tudo Incluído para as pessoas que me venderam a experiência é uma refeição na qual podes comer o que quiseres. Íamos estar no parque das 09h00 até às 21h00. Tínhamos 10€ no bolso. Dois pacotes de amendoins. Uma banana. Não tínhamos direito a toalha (graças aos céus levámos as do hotel) - ou a nada, para ser sincera. Foi, sem duvida, uma nova experiência de conexão com o S. Em fatos de banho, perante a chuva daquele dia e do frio, a morrer de fome, parecia algo saído do programa Survivor. Tomámos conta um do outro até ao momento em que decidimos que o sofrimento não valia a experiência e portanto, regressámos ao hotel por volta das 16h00, perdendo o espectáculo da noite que segundo todas as pessoas com quem falámos, é um dos melhores espectáculos do mundo mas, como também durante a semana não tive senão exageros por parte dos mexicanos quanto às suas praias e experiências, não me senti nem um bocadinho mal por estar a ir para casa a não ser pelo dinheiro gasto.

1# O rio subterrâneo 

O rio subterrâneo foi, para mim, uma das atrações mais apelativas. A ideia de percorrer o Xcaret na água era algo que gritava pelo meu coração. No entanto, algo que nunca me ocorreu foi que o rio, sendo subterrâneo, era gelado, não havia as águas quentes das caraíbas naquele local. Estava a chover no dia da nossa visita e também estava um ar muito desagradável, portanto, toda a experiência de nadar no rio subterrâneo foi um tanto ou quanto atribulada. Mas, sou a primeira a admitir que era lindíssimo quando não estávamos às escuras dentro das grutas. Não aconselho esta parte aos mais claustrofóbicos pois  é difícil de esquecer que por cima de vocês nada mais existe do que rocha.  



2# A cultura mexicana

Não fui a nenhuma excursão mais cultural, sobretudo porque não queria passar mais de 4 horas dentro de um autocarro na minha lua-de-mel mas, no Xcaret é possível de conhecer um pouco do que é a cultura mexicana. É possível conhecer a cultura Maia e, um pouco ao estilo do filme Coco, conhecer uma réplica de um autêntico cemitério Mexicano "Ponte ao Paraíso". O simbolismo do lugar parecia realmente algo saído de um filme. Era mesmo muito bonito e completamente diferente daquilo que temos em Portugal. Também havia igrejas e capelas. Estruturas arqueológicas magníficas às quais provavelmente teria prestado mais atenção se não estivesse com tanto frio e fome.


3# A natureza

Algo de que me apercebi, até mesmo no hotel, é a de que, na Riviera Maya e arredores, dão muito valor à fauna e flora e, digo isto, porque dois seguranças foram resolutos em matar uma osga que tinha entrado no nosso quarto e se tinha posicionado no tecto onde nenhum de nós chegava sem uma vassoura. No Xcaret, a parte mais zoológica, não diferente muito daquilo que temos em Sete Rios, para além do facto de estar rodeado de selva. Há um borboletário, onde borboletas de toda a espécie, voam de um lado para o outro à procura de fruta. Ou um aviário, onde tudo o que tem asas e um bico, está ali. São duas estruturas massivas que permitem às pessoas conhecer mais de perto - às vezes demasiado perto - os animais. O aquário de recifes de corais também é muito bonito, mas nada que já não tivéssemos experimentado no nosso Oceanário. Tudo à nosso volta, todo o ambiente verde era o que completava a magia do Xcaret.


Se me dessem neste momento a oportunidade de voltar ao México, penso que não voltaria a visitar o Xcaret, mesmo que me fornecessem toda a comida e bebida que desejasse. Tenho várias pessoas na minha vida que já visitaram o parque e que falaram da experiência como algo transcendente ao ser humano e, embora possa perceber a razão, pois é realmente muito bonito, não acho que fosse para mim ou para o S. O dinheiro que pagámos não abrangia qualquer uma das experiências mais apelativas do parque (nadar com tubarões, golfinhos, tartarugas) e, mais uma vez, menciono o cuidado a ter com as companhias de viagem que adoram enganar os turistas. Talvez o Xel-Há fosse mais indicado para nós. O dia de chuva não ajudou ao humor, em geral, e no fim, ficámos extremamente satisfeitos por voltar ao nosso hotel.

E vocês? Alguém já foi ao Xcaret? O que acharam? Já conheciam o parque? Digam nos comentários em baixo!

6 comentários

  1. OMG! Fiquei com imensa vontade de visitar...


    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderExcluir
  2. Com este ano já fui 7 vezes para a Riviera Maya.
    Visitei Xcaret 2 vezes, uma em 2011 e outra em 2018.
    Sempre maravilhoso <3
    Nunca apanhei chuva, sempre muito calor :-D Fui com tudo incluído e pago na agência onde sempre compro as viagens. Realmente só se tem direito a uma refeição buffet , mas como já sabíamos como era ( o meu companheiro já lá tinha ido antes), tomámos um bom pequeno almoço no Hotel e depois só íamos comer por volta das 14/15 horas. Sempre tivémos direito a cacifos e toalhas. O espectáculo vale mesmo a pena ver, o de 2018 foi muito mais moderno que o de 2011 ,mas ambos maravilhosos, valem bem a pena ver.
    Foi realmente uma pena estar de chuva, mas está sempre calor na mesma. Também fui 2 vezes ao parque de Xel-Há ,mais pequeno, mas também muito bom. Aí pode comer as vezes que quiser, também deram cacifos e toalhas e fecha mais cedo, ainda vamos jantar ao hotel.
    Nunca fui à Isla de las mujeres e realmente também não ouvi falar muito bem...a começar pelas picadas das melgas....
    Quanto a Tulum e Chichén Itzá eu nunca fui,mas o meu companheiro já foi e diz que sim é bonito...mas não vale a pena,muito longe,muito calor...enfim, nós gostamos mesmo é de estar dentro da água morninha <3
    Fui uma vez a Punta Cana e sinceramente não me convenceu, preferimos muito mais a Riviera.
    Vamos todos os anos, alterando o hotel e que mais posso dizer? I LOVE MÉXICO <3
    Têm de repetir :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltar ao xcaret não volto ;) mas o xel-há quero experimentar! :)
      muito beijinhos

      Excluir
  3. Nunca fui e nem conhecia mas adorei o teu post :)

    Beijinhos :*

    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!