Queens of Fennbirn de Kendare Blake é uma Novella cuja Existência Faz Sentido?

quarta-feira, 25 de setembro de 2019


Queens of Fennbirn, ou As Rainhas de Fennbirn, se quisermos traduzir, é uma novella que pertence à série Three Dark Crowns ou Três Coroas Negras (já publicada pela Porto Editora) de Kendare Blake e é, no seu todo, um livro bastante interessante. Possui apenas dois contos: The Dark Sisters e The Curse Oracle, que estão muito bem definidos em termos de linha cronológica e, a escrita está no mesmo patamar dos restantes livros: ou seja, fenomenal. É um livro pequeno, com pouco mais de 200 páginas que se lê com facilidade em um ou dois dias, dependendo do ritmo de leitura.
Quando penso em novellas, vem-me sempre à mente as novellas de Cassandra Clare. Esta autora tem a particularidade de tornar os contos uma parte fundamental da história principal e a sua não-leitura cria pequenos buracos, ou plot holes que só ficam preenchidos após a leitura das mesmas - falo por experiência própria. É algo que ela começou a fazer recentemente e que me causa alguma confusão, pois para mim, na minha cabeça, uma novella não deve ser necessária para a compreensão total da história, antes deve ser uma extensão do mundo e dos personagens criados pela mesma. Agora, voltando a Kendare Blake, Queens of Fennbirn é uma novella cuja existência faz sentido?
Sim e Não. No sua totalidade, Queens os Fennbirn atinge por completo os objectivos de uma novella. Dá-nos mais do mundo e das personagens, mas não há uma clara necessidade da sua leitura para a compreensão dos livros - pelo menos até agora. É uma leitura interessante que permite ver o antes. A vida na Black Cottage e a relação entre Katherine, Mirabella e Arsinoe e, posteriormente, o seu crescimento com as respectivas famílias, assim como a motivação por detrás da escolha da rainha-mãe e de momentos chave como a fuga de Arsinoe em criança. Do mesmo modo, o medo das oracle queens é explicado em detalhe na segunda novella. Mas, estes eram pequenos detalhes que podíamos viver sem eles.
Acho que, nos últimos tempos, as novellas têm-se propagado não só como uma maneira de dar mais da história ao leitor, mas também para fazer algum tipo de proveito fácil para os autores e sou sincera ao dizer que não sei bem o que pensar ou sentir em relação a isso. Definitivamente, Queens of Fennbirn não é um livro que possam ler em separado como um stand alone, e só deve ser lido após One Dark Throne (Um Trono Negro) pois contém spoilers. É um livro com o qual simpatizei e, sem dúvida, que dos dois, The Dark Sisters foi o meu preferido.  Recomendo a leitura às pessoas que, como eu, não se fartam da história criada por Kendare Blake mas, não se preocupem se não a lerem antes do último volume. Não é essencial à história.


E vocês? Alguém já leu? Qual é a vossa opinião das novellas? Digam nos comentários em baixo!

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!