Li Treze Más Histórias Para Adormecer de Ana Cláudia Dâmaso

domingo, 13 de outubro de 2019


Com o número 13 nunca vem coisa boa! Este livro oferece-nos treze maus motivos para outras tantas histórias inesquecíveis. São histórias de terror e do paranormal, que fazem inesperados jogos psicológicos com o leitor, falando de assuntos que preferiríamos manter bem longe do nosso pensamento. Começamos a conspirar e a detectar elos de ligação, como se as personagens saltassem de uma história para outra. E de repente, enquanto lemos sobre a miúda que consegue parar o tempo, ou o cego que vê fantasmas, perguntamo-nos se algumas delas não se terão passado na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade… Certo é que a autora garante: todas elas têm uma ponta de verdade!

Estamos no mês de Halloween e, como tal, durante este período o meu desejo por histórias de terror, seja em formato de livro, filme, ou documentário cresce. Depois de Girl Of Nightmares de Kendare Blake, decidi que era boa ideia aproveitar a campanha de Halloween que a @misch1evous (Ana Cláudia Dâmaso) está (ou estava) a fazer na sua página de Instagram: o seu livro, Treze Más Histórias Para Adormecer, por 7€ com portes e anotações especiais da autora incluídas. O livro chegou e em apenas dia e meio já acabou. Não é um livro massivo, é antes um pequeno livro de contos. Treze, para ser mais exacta (óbvio). 
Treze Más Histórias para Adormecer não foi exactamente o que esperava. Pela capa e pela sinopse esperava por um livro de terror mais dirigido para o psicológico; nomeadamente com personagens do fantástico tais como espíritos, fantasmas, entre outros do mesmo género mas acabei por ser surpreendida por pequenos contos dominados por  sexo e pelo macabro. Neste sentido, os meus contos favoritos foram aqueles que mencionaram as criaturas fantásticas e que brincaram com a sua - ou não - existência e gostei particularmente das pequenas ligações que a autora criou entre as histórias. Também foi interessante perceber as razões para a criação de cada um, e de ler as pequenas anotações que a autora criou.
No entanto, algo que acho que é importante de mencionar, também para possíveis leitores do livro, e para evitar possíveis triggers é a de que há tópicos que, na minha opinião, não devem ser citados ou usados com leveza. Seja pelo conteúdo em si, ou pela afectação que podem ter em pessoas que passaram por uma ou determinada situação. E senti que a autora fez uso de um desses tópicos para um dos contos sem muito cuidado, apenas para o choque do leitor, para "falar de assuntos que preferíamos manter bem longe do pensamento". Mas há formas e formas de o fazer e, na minha opinião que, vale o que vale, um conto que abrange várias formas de violação física da forma como o faz, não é correcto sobretudo porque não há espaço para o desenvolvimento e possíveis consequências. Não há nada, apenas o acto em si mesmo. 
Treze Más Histórias Para Adormecer é óbvio que não é o que esperava mas é uma leitura rápida e que entretém. As páginas passam relativamente depressa e há uma clara organização e preparação por parte da autora que admito. A escrita está evoluída e as descrições e a forma de frasear estão - a meu ver - muito melhores do que os primeiros livros da série Koldbrann e vejo uma maturação óbvia. O que gostava de ter visto mais neste livro era conteúdo paranormal e assustador. Os maus do dia-a-dia nós já o conhecemos.

Se fores comprar o livro, por favor usa o meu link de afiliado nas seguintes plataformas online: 

WOOK 

E não se esqueçam de seguir o meu avanço de leituras no Goodreads

A Minha Classificação Treze Más Histórias para Adormecer 



E vocês? Quem é que já leu o livro da autora? Conhecem a sua outra série? Qual foi a vossa opinião sobre os diferentes contos da autora? ♥
Digam nos comentários em baixo!

Raquel Pereira

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário!
Eu respondo a todas as mensagens deixadas, pelo que se queres ter a certeza de ver a resposta, não te esqueças de deixar colocada a opção de "notificações".
Boas leituras!

Delirious Beautiful Mind © . Design by Berenica Designs.